Buscar
  • darci campioti

Exposição Quem Ilustra, Conta um Conto



Galeria:


O Conto é uma forma de narrativa, em prosa, de obras de ficção curtas, sucintas e concisas. O eixo narrativo do conto aborda um só conflito, um só drama e uma só ação. Um dos gêneros mais famosos de conto é o contos de fadas, uma variação da fábula.

No Conto de fadas o bem e o mal aparecem claramente esboçados, possibilitando perceber que a luta contra os problemas faz parte da existência humana. São textos que mantêm uma estrutura fixa: partem de um problema (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranquilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com introdução de elementos mágicos como fadas, bruxas, duendes, gigantes etc.. A restauração da ordem acontece no final da narrativa, quando se volta a uma situação de tranquilidade.

A fá​​bula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano.

Cada animal simboliza algum aspeto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, é uma narrativa com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo.​​


5 visualizações

Rua Patrocínio do Sapucaí Nº 481 | JD. Flamboyant | Campinas - São Paulo | Fone: (19) 3386-4974

(19) 2103-9838 | Cep: 13091 - 105 | © Copyright 2020, Instituto de Artes Darci Campioti