top of page
  • Foto do escritordarci campioti

REGISTRANDO SEUS PERSONAGENS Filmes • Livros • Quadrinhos • Séries • Televisão • outros meios


Olá, meu nome é Darci Campioti, escritor, professor e quadrinista. Trabalho com produtos audiovisuais (televisão, cinema, vídeos para internet, animação, filmes, séries entre outros) vêm crescendo nos últimos tempos e tem a projeção de crescer ainda mais até 2025, no mercado de mídia e entretenimento no Brasil, segundo estudo da PwC[1]. Dentro desse crescimento além de novas histórias serem contadas, novos personagens serão introduzidos nas narrativas.


As personagens têm grande importância para o desenvolvimento de qualquer narrativa, sendo seu intento dar verossimilhança, ou seja, o espectador deve acreditar que eles realmente existem. O professor de literatura brasileira Massaud Moisés (2004)[2] explica:


É no fluxo da ação que a personagem mostra as tendências caracterológicas que a distinguem das outras, e a ação depende, não raro, de um ou mais agentes. Do consórcio entre a ação e a personagem nasce a ideia, mais propensa à equidistância, de que evocar a materialidade de uma personagem, torna-lhe tangível a presença e sensível o movimento, fazê-la dar três passos na rua, empurrar uma porta, adentrar um aposento – pode ser o alfa e ômega da arte romanesca. (CORMEAU, 1947, p. 72 apud MOISÉS, 2004, p. 349)

Observando o crescimento de novos roteiros, histórias e narrativas, o workshop tem como objetivo amparar os criadores de figuras dramáticas a registrar e ensinar, estimular, entender, elaborar como proteger seus personagens de quadrinhos, séries, livros, filmes, televisão e outros meios de divulgação que eles são amparados pela legislação contra a cópia não autorizada (plágio) e a reprodução sem permissão de seus autores originais em uma linguagem simples e explicando passo a passo deste processo.


Você não pode ficar de fora dessa oportunidade. Te vejo lá!


Será no dia 11 de agosto com início às 19 horas, garanta sua vaga entrando para o grupo de WhatsApp através do LINK




[1] https://www.abap.com.br/mercado-de-midia-e-entretenimento-no-brasil-deve-crescer-47-ate-2025-segundo-estudo-da-pwc/ [2] MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo. Editora: Pensamento - Cultrix, 12ª edição revisada e ampliada, 2004.

42 visualizações0 comentário

Comments


ícone de um telefone
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
chave de boca cruzadas
bottom of page