top of page
  • Foto do escritordarci campioti

Workshop na Faculdade de Americana – FAM



Participei como palestrante na 13ª Semana da Comunicação sediada na FAM Faculdade de Americana entre os dias 26 a 28 de abril de 2016, dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico, Comunicação Social e Publicidade e Propaganda.

Vale comentar a minha alegria como professor e coordenador do curso de Tecnologia em Design Gráfico, já que a identidade visual da semana da comunicação foi feita através de concurso interno entre os cursos participantes, a participação dos alunos de Design Gráfico foi massiva com trabalhos de ótima qualidade, técnica, refinamento e excelência. Como não poderia ser diferente, eles ganharam. Contudo, a maior dificuldade era escolher qual representaria a semana já que era impossível escolher um ganhador, com ajuda da coordenação de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda, mais o NICOM (Núcleo Integrado de Comunicação e Marketing da FAM), conseguimos escolher não o vencedor (já que todos mereciam vencer) mas o que representaria a semana.


O workshop a qual ministrei com o tema: “Desenho Volumétrico” foi muito gratificante pelo entusiasmo dos participantes e pela diversidade de alunos de outros cursos.

Abancamos pela explicação de Santaella e Nöth (2008) que dividem o mundo das imagens em dois domínios (domínio das imagens como representações visuais e domínio das imagens imateriais), continuamos com Wong (1998), Wells, Quinn e Mills (2012) e Bugay (2004) sobre o significado, importância e os elementos do desenho.

Comentamos sobre os princípios da animação clássica, princípios básicos do desenho tridimensional, sobre a técnica do “Chiaroscuro” (tenta reproduzir na pintura a passagem da luz que ocorre nos objetos reais, simulando assim seu volume), introduzida por Leonardo da Vinci, falamos ainda sobre projeção dos elementos de uma sombra e finalmente sobre luz escultural (muito utilizada por Michelangelo e Burne Hogarth), para entendermos como criar e desenvolver o volume nos desenhos.


Explicando a construção das personagens através das primitivas e como aplicar volume por meio da luz, sombra, traço e cenários.

Então partimos para a parte prática o que gerou muitos desenhos interessantes, foi uma noite agradável com muita arte.

16 visualizações0 comentário
ícone de um telefone
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
chave de boca cruzadas
bottom of page