• darci campioti

O Mundo Maravilho das Histórias em Quadrinhos | Cronologia das HQ | Winsor McCay


Vamos começar uma série sobre quadrinhos, uma cronologia com comentários sobre a obra e o autor. Para iniciar vamos falar sobre o autor Winsor McCay e suas obras Little Nemo in Slumberland (1905) e Gertie the Dinosaur (1914).


Em 1905, Winsor McCay criou Little Nemo in Slumberland. A história é básica: o menino Nemo, à noite, “parte” para o mundo dos sonhos de Slumberland e de manhã acorda na realidade. Em 1908 vira um musical, com músicas de Victor Herbert; tornou-se cartão-postal e houve uma versão em animação.

Tratando-se de um mundo onírico, Winsor McCay criou as mais belas páginas de surrealismo no mundo dos quadrinhos. Visualmente rico, espantoso, criativo, jamais repetitivo, sempre inovando na distribuição dos quadros, verticais ou horizontais, usando amplamente as cores, antevendo o futuro cinemascope, as lentes 70 mm, as grandes angulares, os ângulos insólitos, captando a vista do leitor com grandes quadros dominantes, a visão de uma página standard de jornal, com um impacto de imagens e cores sem paralelo nos outros meios de comunicação, Windsor McCay tinha próximo de si apenas Sigmund Freud e suas teorias sobre sonhos. (MOYA, 1987, p.28)

Ficha 03



18 visualizações0 comentário
ícone de um telefone
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
chave de boca cruzadas