Buscar
  • darci campioti

Artistas e suas Artes | Alphonse Mucha | Art Nouveau


Na minha opinião um dos grandes mestre da arte.

Nascido em uma família de classe trabalhadora no sul da Morávia, então parte do Império Austro-Húngaro e agora parte da República Tcheca, Alphonse Mucha demonstrou talento para o desenho quando criança. Na época, o acesso ao papel era considerado um luxo, mas o dono de uma loja local que ficou impressionado com o talento de Mucha o forneceu de graça.


Em 1878, Alphonse Mucha se inscreveu para ingressar na Academia de Belas Artes de Praga, mas não teve sucesso.


Em 1880, aos 19 anos, viajou para Viena e encontrou trabalho como aprendiz de pintor de cenários em teatros locais. Infelizmente, o Ringtheater, um dos principais clientes da empresa de Mucha, queimou em 1881, e Mucha ficou sem emprego. Ele viajou de volta para a Morávia e conheceu o conde Khuen Belasi, que se tornou o patrono do jovem artista.


Com financiamento do Conde Khuen, Alphonse Mucha matriculou-se na Academia de Belas Artes de Munique.


Estudante de arte


Mucha mudou-se para Paris em 1888. Matriculou-se primeiro na Academie Julian e depois na Academie Colarossi. Depois de conhecer muitos outros artistas em dificuldades, incluindo o ilustrador tcheco Ludek Marold, Alphonse Mucha começou a trabalhar como ilustrador de revistas. O trabalho da revista gerou uma renda regular.


Alphonse Mucha tornou-se amigo do artista Paul Gauguin e, por um tempo, dividiram um estúdio. Ele também se aproximou do dramaturgo sueco August Strindberg.


Além de seu trabalho de ilustração para revistas, Mucha começou a fornecer fotos para livros.


Trabalhe com Sarah Bernhardt



No final de 1894, Alphonse Mucha estava no lugar certo na hora certa. Sarah Bernhardt, uma das atrizes mais famosas do mundo, contatou a editora Lemercier para criar um pôster para sua última peça, Gismonda . Mucha estava na editora quando o gerente Maurice de Brunhoff recebeu o telefonema. Como ele estava disponível e disse que poderia terminar o trabalho em duas semanas, Brunhoff pediu a Mucha que criasse um novo pôster. O resultado foi uma representação mais do que em tamanho real de Sarah Bernhardt no papel principal da peça.


O pôster causou sensação nas ruas de Paris. Sarah Bernhardt encomendou quatro mil exemplares e assinou um contrato de seis anos com Alphonse Mucha. Com seu trabalho exposto por toda Paris, Mucha de repente ficou famoso. Ele se tornou o designer dos pôsteres oficiais de cada peça de Bernhardt. Aproveitando o aumento repentino na renda, Mucha mudou-se para um apartamento de três quartos com um grande estúdio.


Arte Nova


O sucesso como designer de cartazes de Sarah Bernhardt trouxe a Alphonse Mucha muitas outras encomendas de ilustração. Ele criou uma ampla gama de cartazes publicitários para produtos, desde comida para bebês até bicicletas. Ele também forneceu ilustrações de capa para a revista La Plume , uma famosa revista artística e literária publicada em Paris. Seu estilo apresentava mulheres em ambientes naturais luxuosos, muitas vezes envolta em flores e outras formas orgânicas. Alphonse Mucha foi um artista central no emergente estilo Art Nouveau .


fonte: https://www.greelane.com/


Conheça as incríveis artes dele




.

.

.

.

#darcicampioti #arteportodaaparte #toyart #espalhandoarte #cursodedesenho #turmadopunquinho #escoladedesenho #desenho #arte #tecnicasdegrafite #sketch #conceptdesign #conceptart #professordearte #characterdesign #illustration #animation #comic #drawing #videoaula #aulaonline #personagem #hq #hero #cartoon #commission #pintura #paint #workshop #oficinasdearte #palestra #historiaemquadrinhos #criação #vocesabequem_e #darkstalkers #artistasesuasartes #alphonsemucha


16 visualizações0 comentário
ícone de um telefone
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
chave de boca cruzadas